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Tipos de discagem automática para call centers

Tipos de discagem automática para call centers

Ao se falar em call center ou contact center, não é mais possível imaginar a realização de operações ativas sem o suporte da tecnologia. As soluções para a automação da discagem – os discadores automáticos – ganharam espaço no segmento e também variedade. Atualmente, existem no mercado diferentes tipos de discagem automática para call centers. Esses recursos são fundamentais para a obtenção de ganhos de produtividade, redução de custos de pessoal e melhorias na gestão das operações. Além disso, permitem ampliar o tempo falado da equipe e o contato com as pessoas certas. Por isso, esse post dedica-se a explicar cada um dos tipos de discagem, suas aplicações e principais vantagens. 

Conheça os tipos de discagem automática:

  • Discagem Preditiva:

    É um dos tipos de discagem automática mais demandados pelos call centers. Mas, o que é de fato um discador preditivo? Bons sistemas preditivos realizam simulações que avaliam diversos indicadores da operação. Com base nisso, definem um ritmo de discagem, efetuam as ligações e, uma vez atendidas, encaminham as chamadas aos agentes disponíveis. O objetivo é diminuir ao máximo o tempo ocioso do agente, aumentando a produtividade do serviço. Um grande detalhe das ligações preditivas é prever quando os agentes irão ficar livres e então discar antes, de acordo com as regras e com os cálculos matemáticos do algoritmo preditivo. Um verdadeiro algoritmo preditivo não precisa ser “pilotado” durante a operação pelo Call Center, pois ele muda os seus parâmetros de acordo com o comportamento do mailing, das discagens e dos agentes.

  • Discagem Progressiva:

    Com este recurso, primeiro o sistema identifica um agente disponível e somente então inicia o processo de discagem, encaminhando a ligação para o operador. Bons discadores detectam secretária eletrônica, fax e outros sinais de telefonia, transferindo aos agentes apenas os contatos bons, mesmo que para isso a plataforma necessite buscar outro contato.

  • Discagem Preview:

    Neste tipo de discagem automática, o discador seleciona um contato do mailing e apresenta os dados para o agente, que decide se realiza ou não a ligação para o contato. Quando acionado, o discador gerencia todo o processo de discagem e, em seguida, encaminha a ligação para o agente. Bons discadores permitem ao call center decidir quanto tempo o agente dispõe para escolher se o sistema deve ou não discar, evitando que o agente fique muito tempo ocioso nessa situação.

  • Discagem Overdialing:

    Modelo de discagem derivado do progressivo que permite à supervisão do call center definir quantos contatos simultâneos deverão ser discados quando um agente fica livre. Esse modelo já não é muito recomendado devido ao custo alto de telefonia que pode gerar caso seja mal utilizado. Um algoritmo preditivo substitui o overdialing com a vantagem de que os custos podem ser gerenciados mais adequadamente.

Cada campanha pode fazer uso de um discador diferente. A escolha entre os tipos de discagem automática irá depender das características de cada operação (como perfil ativo, receptivo, blended), do tempo médio de atendimento, da quantidade de agentes, do porcentagem de completamento de chamadas, dentre outros. Nos próximos posts, iremos aprofundar mais as características e a aplicação dos diferentes tipos de discagem automática e recursos que bons discadores automáticos precisam ter.

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  • Samira Maciel

    Bom dia, gostaria de saber os custos que terei com os procedimentos citados acima. caso tenham conhecimento, peço que enviem para o e-mail: comercial@dbvirtual.com.br.
    @dbvirtual:disqus Desde já agradeço.
    Samira Maciel

    • Teclan

      Bom dia Samira, a equipe comercial da Teclan entrará em contato com você. Agradecemos o contato.

  • Leandrolimanascimento

    Olá, estou em processo de montagem de um televendas ativo para venda de produtos de operadoras de telecom em Goiânia, e tenho interesse nos seus produtos. Por favor entre em contato para iniciarmos o projeto.

    Att.,
    Leandro Nascimento
    (62) 8401-1145
    leandrolimanascimento@gmail.com

    • Teclan

      Bom dia, Leandro. Obrigada por seu contato. Nossa equipe Comercial retornará a você em seguida. Abraços!

  • Luis Felipe

    Vcs atendem em Curitiba-PR? Qual o contato?

    • Teclan

      Bom dia Luis,

      Agradecemos o contato. Nossa equipe comercial entrará em contato com você através do email fornecido. Se preferir, forneça os seus dados de contato em nosso formulário: http://www.teclan.com.br/index.asp?dep=14&pg=90

      Abraços!

  • MARCIO LEITE DA SILVA

    Boa tarde! Sou o Marcio já trabalho com uma empresa mas não estou tendo um bom atendimento e suporte e o sistema deles ainda deixa a desejar quero saber como que vocês trabalham e quanto custa o sistema.

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